VAMOS CONHECER UM POUCO DE MOTOR DE MOTO!
Guia de defeitos:
Sua Moto está com defeito. trabalhe com método para descobri-lo rapidamente. use a inteligencia Nunca confie apenas no instinto
começe pelo mais simples: a chave de ignição está ligada? a torneira de gasolina está aberta? examine todos os sintomas verifique tudo trabalhe com o método, e você não demorará a encontrar o solução.
Defeito
O motor não pega - retire a vela e veja se ela centelha.se não as causas possíveis são as seguintes
Causas:
- vela suja ou com defeito (limpe ou troque)
- platinado sujo ou mal regulado - (limpe ou regule)
- isolador da vela ou eletrodo da vela com defeito - (troque)
- vela suja ou com defeito (limpe ou troque)
- platinado sujo ou mal regulado - (limpe ou regule)
- isolador da vela ou eletrodo da vela com defeito - (troque)
- bobina de alta tensão ou condesador com defeito (troque)
- mau contato ou curto circuito (corrija)
- bateria descarregada ou com defeito (carregue ou troque)
- fusivel queimado(troque)
- ignição molhada ou umida.(seque)
Se há centelhamento mas o motor não pega
- ignição mal regulada (regule)
- tanque vasio (encha)
- torneira,tubos,filtros ou giglês obstruidos (troque ou limpe)
- agulha da bóia com defeito (troque ou conserte)
Se há combustivel e centelhamento,verifique a compressão
- valvulas presas,queimada ou sem folga (ajuste ou troque)
- descompressor mal regulado (regule)
- cilindro,pistão ou aneis gastos ou partido (troque)
- vela solta (aperte)
- vazamento nas juntas dos cilindros (aperte ou troque)
O motor pega mas funciona mal
- Marcha lenta mal regulada (regule)
- vasamento de ar entre o carburador e o cabeçote do cilindro (reaperte)
- Nível de gasolina incorreto (acerte)
- filtro de ar sujo ou valvulas reed quebradas (limpe ou troque)
- platinado sujo ou mal regulado (limpe ou regule)
- alimentação de conbustivel prejudicada (limpe e verifique o repiradouro do tamque)
O Motor funciona mas tem pouca potência
- ignição mal regulada (regule)
- vela do tipo errado ou folga incorreta (troque ou ajuste)
- bobina condensador ou platinado com defeito (troque)
- folga do platinado incorreta (ajuste)
- O acelarador não se abre totalmente (ajuste)
- junta do cárter vazando (troque)
- cano de descarga muito sujo (limpe)
- regulagem das válvulas ou folga dos tuchos incorretas (regule ou ajute)
Barulhos no Motor
- cabeçote do cilindro ou pistão muito sujo (limpe)
- gasolina ou bobina errada (verifique)
- embreagem patinando(ajuste ou troque)
- falta de lubrificação (verifique)
- perda de compressão (verifique o cilindro,pistão e aneis)
- guia das valvulas gastas (troque)
- folga na engrenagem da válvula (verifique a folga do tucho)
- molas da vávulas partidas (troque)
- dentes da roda dentada gastos (troque)
- muita folga no pistão ou na biela (troque)
- aneis de seguimento partidos (troque)
- mancais gastos (troque)
- batendo pino (avanço muito grande da ignição é precisso descarbonizar)
As Marchas não engatam direito ou pulam
- mola do seletor partida (troque)
- garfo seletor partido ou empenado (troque)
- embreagem não solta direito (regule)
- mola de retorno partida (troque)
Bateria arriada
- o gerador não está funcionando (verefique)
- as ecovas do dinamo estão gastas (troque)
- o alternador gira mas não carrega (verifique diodos)
- mau contato (corrija)
- curto-circuito na fiação (conserte)
Instabilidade
- pressão dos pneus errada (verifique)
- rolamentos da direção com defeito (regule ou troque)
- rodas fora de alinhamento (alinhe)
- pernas do garfo ou quadro empenado (desempene ou troque)
- Rodas vibrando ou raios incorretamente apertados (ajuste)
- Rodas mal balanceada ( balancete)
- Direção difícil (verifique o alinhamento da maquina e balancete
as rodas)
Suspensão Ruin
- folga no pivó do garfo ou rolamentoda roda (troque)
- tipo ou quantidade de óleo erradonas pernas do garfo (verifique)
- molas ou amortecedores traseiros mal ajustados (ajuste ou troque)
- Garfo empenado (desempene ou troque)
- muita pressão nos pneus (verifique)
Freios Ruins
- freios sujos ou com graxa (limpe)
- lonas gastas (troque as lonas)
- muita folga nos controles (regule)
- cabo de controle gasto ou seco (lubrifique ou troque
- tambor ou disco arranhados ( raspe de leve ou troque)
- mau contato ou curto circuito (corrija)
- bateria descarregada ou com defeito (carregue ou troque)
- fusivel queimado(troque)
- ignição molhada ou umida.(seque)
Se há centelhamento mas o motor não pega
- ignição mal regulada (regule)
- tanque vasio (encha)
- torneira,tubos,filtros ou giglês obstruidos (troque ou limpe)
- agulha da bóia com defeito (troque ou conserte)
Se há combustivel e centelhamento,verifique a compressão
- valvulas presas,queimada ou sem folga (ajuste ou troque)
- descompressor mal regulado (regule)
- cilindro,pistão ou aneis gastos ou partido (troque)
- vela solta (aperte)
- vazamento nas juntas dos cilindros (aperte ou troque)
O motor pega mas funciona mal
- Marcha lenta mal regulada (regule)
- vasamento de ar entre o carburador e o cabeçote do cilindro (reaperte)
- Nível de gasolina incorreto (acerte)
- filtro de ar sujo ou valvulas reed quebradas (limpe ou troque)
- platinado sujo ou mal regulado (limpe ou regule)
- alimentação de conbustivel prejudicada (limpe e verifique o repiradouro do tamque)
O Motor funciona mas tem pouca potência
- ignição mal regulada (regule)
- vela do tipo errado ou folga incorreta (troque ou ajuste)
- bobina condensador ou platinado com defeito (troque)
- folga do platinado incorreta (ajuste)
- O acelarador não se abre totalmente (ajuste)
- junta do cárter vazando (troque)
- cano de descarga muito sujo (limpe)
- regulagem das válvulas ou folga dos tuchos incorretas (regule ou ajute)
Barulhos no Motor
- cabeçote do cilindro ou pistão muito sujo (limpe)
- gasolina ou bobina errada (verifique)
- embreagem patinando(ajuste ou troque)
- falta de lubrificação (verifique)
- perda de compressão (verifique o cilindro,pistão e aneis)
- guia das valvulas gastas (troque)
- folga na engrenagem da válvula (verifique a folga do tucho)
- molas da vávulas partidas (troque)
- dentes da roda dentada gastos (troque)
- muita folga no pistão ou na biela (troque)
- aneis de seguimento partidos (troque)
- mancais gastos (troque)
- batendo pino (avanço muito grande da ignição é precisso descarbonizar)
As Marchas não engatam direito ou pulam
- mola do seletor partida (troque)
- garfo seletor partido ou empenado (troque)
- embreagem não solta direito (regule)
- mola de retorno partida (troque)
Bateria arriada
- o gerador não está funcionando (verefique)
- as ecovas do dinamo estão gastas (troque)
- o alternador gira mas não carrega (verifique diodos)
- mau contato (corrija)
- curto-circuito na fiação (conserte)
Instabilidade
- pressão dos pneus errada (verifique)
- rolamentos da direção com defeito (regule ou troque)
- rodas fora de alinhamento (alinhe)
- pernas do garfo ou quadro empenado (desempene ou troque)
- Rodas vibrando ou raios incorretamente apertados (ajuste)
- Rodas mal balanceada ( balancete)
- Direção difícil (verifique o alinhamento da maquina e balancete
as rodas)
Suspensão Ruin
- folga no pivó do garfo ou rolamentoda roda (troque)
- tipo ou quantidade de óleo erradonas pernas do garfo (verifique)
- molas ou amortecedores traseiros mal ajustados (ajuste ou troque)
- Garfo empenado (desempene ou troque)
- muita pressão nos pneus (verifique)
Freios Ruins
- freios sujos ou com graxa (limpe)
- lonas gastas (troque as lonas)
- muita folga nos controles (regule)
- cabo de controle gasto ou seco (lubrifique ou troque
- tambor ou disco arranhados ( raspe de leve ou troque)